TERAPIA DIGITAL

Sons Binaurais

Da mesma forma que qualquer equipamento elétrico funciona em certos níveis de frequência, o mesmo ocorre com o nosso cérebro. Estas frequências são conhecidas como ondas cerebrais e são medidas em Hertz (Hz).

Quando estamos em estados elevados de ansiedade, a velocidade de nossas ondas cerebrais aumenta. Quando estamos relaxados a velocidade diminui. Esta é a chave para entender o que os Sons Binaurais fazem.

Os fones de ouvido são necessários para que os Sons Binaurais sejam eficazes porque o cérebro automaticamente cria um terceiro tom ao ouvir dois sons separados (frequências) e diferentes.

Vamos entender: 

Quando dois sons de uma frequência ligeiramente diferente são enviados para os ouvidos esquerdo e direito através de fones de ouvido, o cérebro responde combinando os dois sons para interpretar (efetivamente criar),combinando a diferença de frequência entre os sons que está ouvindo simultaneamente através dos ouvidos esquerdo e direito. O som pulsante que o cérebro cria é conhecido como Batimento Binaural ou Batidas Biauriculares.

Por exemplo, se o seu ouvido direito recebe uma frequência sonora de 205Hz e o ouvido esquerdo recebe uma frequência de 200Hz, essas duas frequências se combinam no cérebro para criar a diferença matemática entre cada entrada auditiva, que é 5Hz. Então, em vez de ouvir duas frequências diferentes, uma a 205Hz e uma a 200Hz, o usuário ouvirá a interpretação do cérebro, que é uma batida rítmica de 5Hz.

Cada hemisfério do cérebro tem seu próprio centro de processamento de som para receber as entradas de sinal para cada ouvido. Após o processamento da frequência percebida, que neste caso é de 5 Hz, o cérebro começará a produzir ondas cerebrais na mesma taxa.

Este processo é conhecido como frequência induzida. Em outras palavras, o cérebro está sendo levado para o estado de frequência associado com o nível de Hertz que está ouvindo. Efetivamente estamos “forçando” o cérebro a manter uma Onda Cerebral que desejamos obter, para o tratamento que se propõe ser feito.

Como aplicar a terapia com sons binaurais?

A recomendação é que fones de ouvido estéreo sejam usados durante a terapia. Também é recomendável estar em um ambiente calmo, muitas vezes deitado e com os olhos fechados.

Não se deve,em hipótese alguma,fazer uso desta terapia se estiver dirigindo,operando máquinas ou qualquer atividade que exija atenção! 

Os fones devem ser de capacidade estéreo, a final, a intenção é que as duas frequências sejam captadas por cada ouvido, respectivamente.

Quinze minutos são a medida ideal de tempo, embora a liberdade para a escolha desse parâmetro seja grande.

A prática deve ser repetida mais do que duas ou três vezes por semana.

Quais são os resultados?

A terapia com sons binaurais pode trazer resultados incríveis. Os mais evidentes e fáceis de serem alcançados são maior foco, disposição e clareza dos pensamentos.

Além desses benefícios, a terapia pode ajudar com ansiedade, insônia, melhoria da memória e das capacidades cognitivas.

Também auxilia a prática da meditação, traz relaxamento, maior concentração para estudos e realização de atividades em geral.

É importante mencionar que nem todos os áudios de sons binaurais com finalidades específicas que encontramos na internet são realmente eficazes.

Por isso, vale atentar para as fontes que são usadas,e é claro que aqui  trazemos apenas as fontes mais confiáveis.



Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
Instagram
Youtube
Youtube
vibraosom@vibraosom.com.br
LINKEDIN